Karate para Crianças

Karate Para Crianças

KARATE SEM FRONTEIRAS: ( AULAS GRATUITAS – VOLUNTARIADO )

O Karate é indicado também para crianças, pois é um esporte que fortalece vínculos pessoais, ensina a disciplina e a obediência e tem como um de seus princípios a não-violência. Através da prática do Kihon,

Kata e Kumite ( combate ), o praticante realiza exercícios e técnicas que trabalham força, velocidade, técnica, estratégia e controle muscular, além de tonificar a musculatura do praticante , proporcionando maior força e resistência.

As crianças que praticam Karate se tornam mais responsáveis, seguras e aprendem a importância da disciplina. Além disso, durante os treinamentos vivenciam situações que desenvolvem a capacidade de se ajudar e aprender mutuamente.

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO KARATE SHOTOKAN

O contato com os ideais filosóficos do Karate também ajuda na boa formação educacional e social, já que os alunos trabalham o tempo todo conceitos como: respeito, calma, atenção, concentração, relativo autocontrole, autoconfiança e valorização de si mesmo, além de harmonizar as energias e desenvolver os movimentos, a consciência corporal e a coordenação motora.

Os alunos à medida que aprendem, passam a se conhecer física e emocionalmente, descobrem que são capazes de evoluir e de fazer coisas que antes não conseguiam. Todas essas características combinadas criam um ambiente pedagógico rico para que as crianças se tornem mais confiantes, percam a timidez e evoluam também socialmente.

DOJÔ KUN

O Dojô Kun foi elaborado por Guichin Funakoshi, o Pai do Karate Moderno , com o objetivo maior de desenvolver cidadãos aptos moral e espiritualmente para a construção de uma nação mais justa, solidária e humana. Trata-se do conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes de KARATE SHOTOKAN.

É inspirado no Bushidô ( Caminho do Guerreiro, código de conduta dos antigos guerreiros samurais ) . O objetivo maior é reforçar na mente dos praticantes a ideia de que a arte marcial é antes de tudo um instrumento de aperfeiçoamento pessoal, um modelo ( de perseverança e temperança) que se deve levar para a vida cotidiana.

Os cinco preceitos abaixo,
representam os ideais filosóficos do Karate Shotokan:

preceito-1

ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER

preceito-2

ESTIMULAR O ESPÍRITO DE ESFORÇO

preceito-3

RESPEITO ACIMA DE TUDO

preceito-4

CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO

preceito-5

FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

Referências bibliográficas e acadêmicas:

RODRIGUES , Silvia Mara Lima, 2011 - T.C.C. UNIFRAN/SP (Franca/SP)

RODRIGUES, Silvio Ricardo, 2003 , UNIFMU/SP,TCC - CREF.

BREDA, M.; GALLATI, L.; SCAGLIA, A. J. PAES, R. R. Pedagogia do Esporte Aplicada às Lutas. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

FUNAKOSHI, G. Karatê-Dó: O meu modo de vida. São Paulo: Cultrix, 2010. 7. ed.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2005. 3. ed.

LOPES FILHO, B. J. P.; FROSI, T. O.; OLIVEIRA, G. B.; LIMA, C. S. Análise cinesiológica dos Kata de Karate. Anais do X Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009.

NAKAYAMA, M. Karate Dinâmico. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.

WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. São Paulo: Manole, 2001.